ÓLEO DE PALMA

O óleo de palma é um dos óleos que são extraídos do fruto do dendezeiro.

O óleo de palma contém proporções iguais de ácidos graxos saturados (palmítico 44% e esteárico 4%) e não saturados (oleico 40% e linoleico 10%).

É uma fonte natural de vitamina E, tocoferóis e tocotrienóis que atuam como antioxidantes. É rica também em betacaroteno, fonte importante de vitamina A.

É o óleo mais apropriado para fabricação de margarina, pela sua consistência e por não rancificar, excelente como óleo de cozinha e frituras, sendo também utilizados na produção de manteiga vegetal, apropriada para fabricação de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes, etc. O maior uso de óleo de palma é como matéria-prima na fabricação de sabões, sabonete, sabão em pó, detergentes e amaciantes/amaciadores de roupa biodegradáveis, podendo ainda ser utilizado (com restrições) como combustível em motores a diesel.

ÓLEO DE PALMISTE

O óleo de palmiste é extraído da semente do fruto do dendezeiro (PKO – palm kernel oil).

A composição de ácidos graxos dos óleos extraídos do fruto do dendezeiro é completamente diferente. No óleo de palma predominam o palmítico e o oleico e no palmiste, o láurico e o mirístico, sendo este muito semelhante ao coco e coco de babaçu.